sábado, 26 de dezembro de 2015

As frutas, a feira e a erosão genética.

Valorizar, consumir e preservar nossas frutas da erosão genética.
A natureza criou maravilhas para alimentar os seres vivos. As frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras, oxidantes, etc. Podem ser consumidas de  forma  natural ou como sucos, sorvetes, doces e tortas. A cada estação do ano há uma variedade de frutas que são produzidas e colhidas por   agricultores de Bom Jardim. 

Hoje, muita gente tem destruído  plantações de manga, abacate, caju, jaca, pitomba e outras árvores frutíferas em pequenas propriedades da zona rual do município. É um grande erro colocar em risco o patrimônio genético e  a sustentabilidade alimentar da região.
Nos dias atuais, é  muito comum  as pessoas comprarem frutas que são oriundas de outras regiões do estado e do país, em detrimento da valorização, consumo e preservação da nossa cultura alimentar.

É preciso estimular o cultivo  da nossa manga, abacate, caju, jaca, para que no amanhã não tenhamos que sofrer com a escassez provocada pela erosão genética. Vamos comprar o que é produzido em Bom Jardim, por nossa saúde, valorização da cultura alimentar e geração de renda.

                              Abacate
                              Manga Espada
                              Coco e Banana
                              Manga-Rosa
                              Pitomba
Fotos:Edgar Severino dos Santos.
As frutas, a feira  e a erosão genética.
Feira Livre de Bom Jardim-PE - 2015.
http://blogprofessoredgarbomjardim-pe.blogspot.com.br/2015/12/as-frutas-feira-e-erosao-genetica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário